Onicomicose - fungos na unha
O Laser GentleYAG é capaz de eliminar estas afeções a partir da primeira sessão de dez a vinte minutos, sem necessidade de anestesia, de forma totalmente indolor e com resultados, até ao momento, nunca conseguidos.
A onicomicose é uma doença que afecta as unhas especialmente as dos pés, provocada pela infecção dos fungos geralmente transmitido por lugares públicos com ambientes húmidos (piscinas, etc.).
Esta infecção fúngica é responsável por mais de metade dos casos de alteração ungueal, a outra metade tem como etiologia onicodistrofias de origem traumática, insuficiência vascular, etc.
Na maioria dos casos uns 90% são produzidas por fungos dermatófitos, 10% são produzidas por leveduras (Cândida) e por fungos filamentosos não dermatófitos.
No início os sintomas são só a nível estético: mudança de cor, brilho e forma. Com a evolução da infecção fúngica ungueal esta engrossa e forma por vezes uma calosidade entre a lâmina e o leito, que provoca um incómodo e em alguns casos dor ao paciente em certas actividades sociais. Se não se proceder a nenhum tipo de tratamento a evolução natural será a destruição da unha parcial ou completa e dor ao calçar-se.
O tratamento pode ser com medicação antifúngica tópico ou oral. Devido ao facto das unhas terem um crescimento lento principalmente as dos pés variando de indivíduo para indivíduo uma unha atinge o seu crescimento total desde a matriz até ao seu bordo livre entre 9 a 12 meses sendo que as das mãos cerca de 6 meses. Esta condicionante leva a que os tratamentos disponíveis fármacos ou extracção cirúrgica ungueal em casos mais graves, para além de ser lentos, custosos e caros com importantes contra indicações entre elas interacções farmacológicas e que em raras ocasiões podem produzir alterações da bioquímica hepática, pelo que se recomenda realizar controles analíticos.
Felizmente com a incorporação do Laser GentleYAG existe uma nova alternativa fiável. A sua aplicação não deixa sequelas, pode ser utilizado em pessoas diabéticas e não tem efeitos secundários nem as contra indicações dos fármacos que existem na actualidade. O tratamento dura uns 30 minutos, não necessita de medicação, nem anestesia, pois é indolor.